ADECRU debate sobre investimentos estrangeiros baseados na terra na África Austral

Decorre hoje, 16 de Dezembro, na cidade de Maputo, o seminário sobre os desafios das políticas agrárias no contexto de investimentos estrangeiros baseados na terra na África Austral.

IMG_2912.JPG
O seminário pretende também apresentar um Guia do Activista sobre Directrizes e Princípios Regionais e Internacionais para investimentos de grande escala; reflectir sobre os negócios e investimentos baseados na terra na África Austral e repensar sobre evidências e modelos de compensação.

Organizado pela ADECRU em parceria com o Institute for Poverty, Land and Agrarian Studies (PLAAS), o evento conta com representantes do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, organizações da sociedade civil e membros das comunidades oriundos de Gurué na província da Zambézia e Gondola em Manica.

Com o seminário, ADECRU e a PLAAS pretendem apoiar na identificação de mecanismos a seguir para garantir o cumprimento do princípio de consentimento livre, prévio e informado e demais direitos das comunidades rurais no contexto dos investimentos estrangeiros em África.

IMG_2926.JPG
Coordenador da ADECRU para os Assuntos Institucionais, José Jeque, procedendo a abertura do seminário, sobre os desafios das políticas agrárias no contexto de investimentos estrangeiros baseados na terra na África Austral, nesta manhã em Maputo.
IMG_2917.JPG
Parte dos membros da comunidade presentes no seminário
IMG_2923.JPG
Phillan Zamchiya, representante da PLAAS no seminário e Angelo Magaia, tradutor do evento.